terça-feira, 25 de março de 2008

A primeira


Bem-vindos a festa de inauguração do blog Do The Reggay! E em clima festivo, nossa primeira seleção de músicas será em homenagem a todos os amigos reggaeiros e skazeiros por esse mundo afora. Cada música lembra uma época, um momento, ou vários momentos vividos ao som de ska e reggae. Espero que cada um dos homenageados tenha esses momentos guardados na memória com o mesmo carinho deste que vos escreve.

Mas como é o primeiro post do "Do The Reggay", é claro que não poderia começar com nada diferente da música que apresentou a expressão "reggae" ao meio musical. Por Toots & The Maytals, a faixa que dá nome ao blog, lançada em 1962.

Pra mim, uma das primeiras grandes lembranças que tenho de reggae foi durante uma viagem com meu irmão Lê e o tio Lutero. Numa rua perdida de Londres, um pessoal doido tocando e cantando "I Shot The Sheriff", talvez a música que tornou o estilo aceito pelo mundo no cover de Eric Clapton de 1974. Aqui ouvimos na voz de seu autor, ninguém menos que Robert Nesta Marley.

Nas viagens a Floripa, o DVD "One Love: All Star Tribute" tocava o dia todo, mas o melhor era acordar com o som no talo de "Kaya" e "Africa Unite", interpretadas pelos filhos do cara. O Leo destruindo com a jaqueta igual a do Ziggy e a galera alucinada pela caninha da boa idéia. A caminho das praias paradisíacas, só clássicos.

Pra fechar a série Bob, as favoritas da galera que sempre rolavam no carro. "Ride Natty Ride", "Iron Lion Zion" e "Three Little Birds", esta última também do DVD e cantada por Tracy Chapman.

De noite, dependendo do dono do carro, a onda mudava. Toots com "54-46 Was My Number", Desmond Dekker em "Israelites", Special AKA com "Free Nelson Mandela", Selecter com "Too Much Pressure" e uma nacional, Skamoondongos tocando "Ska com Maracatu".

Essa galera dorme e acorda na batida. Em outra ilha fantástica, na pousada "Escorregue no Reggae" em Morro de São Paulo-BA, o despertar era ao som de "Vietnam", de Jimmy Cliff. Há quem diga que nos excedemos um pouco e "Vietnam" tocava de manhã, de tarde e de noite. Mentira, esqueceram que na madrugada também sobrava um tempinho pra curtir diferentes versões da música. Aqui escutamos a versão ao vivo, do álbum "In Concert-The Best Of Jimmy Cliff".

Aproveitando a passagem pela Bahia, uma lembrança do período vivencial de processamento de dados sísmicos. Era só o tutor sair da sala que o som rolava, com destaque para "Liberdade Pra Dentro da Cabeça", do Natiruts, que recebia a ajuda do coral geofísico no refrão; e uma grande contribuição baiana, terra onde a cena reggae é fortíssima: Sine Calmon & Morrão Fumegante com "Nayambing Blue (Trem do Amor)".

De volta ao sul do país, em mais uma ilha, a Ilha do Mel-PR (ou do Leo), ouvimos "A Barca" do Djambi, uma das grandes bandas reggae brasileiras. Esses dias ouvi Djambi numa rádio online do Peru.

Mais ao sul, dos tempos de Argentina, escutamos "Jamaica Reggae" dos hermanos Los Pericos recomendados pelo grande Rami. No Chile, a família que me acolheu me 'regaló' uma fita da chilena Gondwana e aqui ouvimos "Smile Souling". E por sugestão do Fernando, vai o ska de "Have The Time" dos Slackers.

Uma banda argentina que foi a Curitiba e mandou bem num show na falecida 92° é Satelite Kingston. Ouvimos a preferida da agora hermana paraguaya Jujuba, "La Vuelta".

Outro show que marcou foi no Rio, Ziggy! A gente não sabia que ele ía tocar "Africa Unite" e levar a galera ao delírio, muito menos que ía encontrar o cara no outro dia em Copacabana. Aqui curtimos "Love Is My Religion" na versão acústica que deu nome ao show.

Para os papais reggaeiros, uma do ministro da cultura e padrinho do reggae no Brasil. Gilberto Gil cantando "A Novidade", de seu álbum "Unplugged", um de meus primeiros CDs na vida.

E pra terminar, pro meu amor que todos os dias suporta as diferenças musicais e foi conquistada ao som da batida gostosa de "Waiting In Vain", mais uma do ministro, agora cantando Bob.

É isso ae pessoal! Agora é com você, escrevam, mandem notícias, críticas, sugestões. Peçam músicas, mandem suas listas de músicas, e não deixem de acompanhar o Do The Reggay! Semana que vem tem mais.

Abraços!

Vídeos da semana:

Free Nelson Mandela - http://www.youtube.com/watch?v=o3NJwyzFlTE

54-46 Was My Number - http://www.youtube.com/watch?v=hmFmiu32AU8

Vietnam - http://www.youtube.com/watch?v=8AG9vPVQpvI

11 comentários:

Anônimo disse...

O reggae lembra minha adolescência, quando na praia Bob era só o que tocava no meu toca fitas vermelho e na minha camiseta lia-se a frase pintada à mão “Don’t let then change you...”. Mas o mundo me modificou. Faz tempo que a minha companheira de reggae e filosofia se mandou para o outro lado do Atlântico...
O reggae voltou à minha vida anos depois de uma maneira doce... Na batida gostosa de “Waiting in vain”, me trouxe o Rafa. Hoje eu não espero mais em vão, já tenho um amor.
E meu Jah, ver o Rafa dançando reggae é o que há de mais sexy!

Anônimo disse...

Pai say 1:Ainda estou no trabalho, quando chegar em casa postarei melhor. Mesmo assim parabéns cara pelo blog, como teus irmãos você escreve muito bem, de forma clara, concisa e calma. É gostoso de ler.
Este blog é diferente depende de todos para continuar, portanto mãos a obras pessoal.

Anônimo disse...

Boa Guri, belo post inicial...vou ver se arranjo um material bom pra relembrar os velhos tempos.
E vê se atualiza isso ai com frequencia.
Abração!

Dentro da Bota disse...

Oi guri... muitooo dez.... heheh!!1
olha deixo o meu blog... assim vc pode visitar...
Beijinhos...
Gioconda
Roma - Italia

www.dentrodabota.blogspot.com

Anônimo disse...

É isso aí Rafa, como sempre deixando a família orgulhosa com seus feitos!!
Adorei a idéia do blog, ainda mais agora, com boas lembranças do show do Satelite e de como o reggae entrou na minha vida por influências de um de meus tutores. :)
É isso aí, sigo ouvindo Bastara de Los Cafres aqui no Paraguay!!

Anônimo disse...

Cara!
Skatalites em Curitiba!
dia 10 de abril!
Venha pra cá!

Anônimo disse...

Skatalities em curitiba???
Jura?????
Fecho fechado!

Po 00, massa o blog. Parabéns, tomara que tenha pique pra manter ele ativo.
Lembro de reggae quando meu pai ficava ouvindo o LEGENDS do Bob Marley em vinil, bem alto na sala. Eu não sabia o que era, mas sabia que gostava. Depois o Max viciou e tinha todos os cd's possíveis do BOB, UB40, STEEL PULSE, INNER CIRCLE, CIDADE NEGRA, DJAMBI e por aí vai ... Lembro bem de um dia que meu brigou com o Max, durante essas discussões musicais. Ele disse: PÔ MAX, VOCE FICA FALANDO QUE EU OUÇO MÚSICA DE VELHO, MAS NEM PERCEBEU QUE EU TENHO UM DISCO DO BOB AQUI TAMBÉM ... hehehehe. E eu que achava que o BOB tinha uma cara de malvado, que eu até me assustava, nem podia olhar pra capa do vinil, quem diria!!! haueheauheauea São muitas memórias. Depois teve a nossa fase, eu já ouvia reggae e fiquei feliz quando vi que meus amigos também tavam curtindo. Aí foi o casamento do arroz com o feijão, e o resto da história você já contou!

E não esqueça de vir pra cá, minha formatura é dia 25/26 de abril. Dia 26 é o casório do carlão.

Abraaaço!

Leonardo de Araújo disse...

Valeu cara, boa de abrir um blog.

Abração

Leonardo de Araújo disse...

Grande blog, li mais calmo agora.
Gostei do texto e da abordagem.
A Queisse também está aqui e manda os parabéns: - "Muito bem escrito."
São algumas boas memórias de Londres. Teve aquela em Manchester que no pub em que dormimos tocava Gilberto Gil instrumental a noite. Dá uma saudade de casa. Lembra?
Eu tinha gravada uma fita cassete do Bob quando eramos pequenos. Sempre rolava "Is This Love", "Get Up Stand Up", "Buffalo Soldier", "Rendemption Song" e outras.
Lembro de eu adolescente e você pré (heheheheh) e eu explicando pra você que foi com o som do Bob que o reggae entrou nas discos e popularizou o estilo.
Só não posso ficar com o crédito de você gostar de reggae porque na mesma época era Beatles, depois Pink Floyd e Rolling Stones. Se fosse por minha influência você seria fã de Rock Progressivo (e o blog ía ser sobre o Jethro, mais risos).
A tua caminhada pro ska eu nem consegui acompanhar. Quem me ensinou sobre o estilo foi você.
Fica já o pedido de música para a próxima postagem: "Rendemption Song"; porque ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes... e nenhum deles pode parar o tempo.

Saudades
Leonardo

PS: Por que streggae?

Anônimo disse...

Laércio Say:
Léo
O casamento do Carlão é no dia 21 de abril.

Anônimo disse...

Ahhh é verdade, o carlão é dia 21/04 - Tiradentes!

Obrigado, Laércio!!!

Aliás, coloquei um convite na caixa de correio de vocês!
Queria entregar pessoalmente, mas não havia ninguém em casa no domingo, e segunda eu tive que viajar.
Por favor confirmem até o dia 12/04

Abraço!

Léo