terça-feira, 22 de abril de 2008

Direto de Curitiba


Direto de minha querida Curitiba, posto mais uma seleção de reggaes e skas.

Na lista dessa semana, temos algumas bandas nacionais como a alagoana Vibrações Rasta na faixa homônima, mais uma dica do grande Rasta, dono da pousada Escorregue no Reggae em Morro de São Paulo. De Salvador, Mosiah aparece com "Dor e Desejo" e o precursor do reggae nas terras baianas, Edson Gomes, com sua musicalidade política de "Acorde, Levante e Lute".

Daqui da terrinha, "Essa Canção" com Arma de Jah e o ska que foi hit na década de 90, "Bola 8" da extinta Boi Mamão. Esta, sugestão do grande Zé Neto que arrepiou no casamento do Carlão e da Carol. Ficam aqui registrados meus parabéns e votos de felicidades para os noivos.

O Zé também sugeriu e vai escutar aqui a versão do Maxi Priest de "Wild World" e a versão do The Clash de "Police and Thieves", música do lendário Junior Murvin que mostra a conexão Ska-Reggae-Punk ocorrida na Inglaterra dos anos 70 e 80. Aqui no Brasil, a conexão com o rock é percebida em "Cinema Mudo" dos Paralamas do Sucesso.

Outras três versões que escutamos são "I'm Still In Love", original de Alton Ellis que ganhou uma batida mais pop do também jamaicano Sean Paul; "Somewhere Over The Rainbow", a famosa canção do filme "O Mágico de Oz" que ficou hawaiianizada na voz de Israel Kamakawiwo'ole; e "Friday I'm In Love" do The Cure reggaenizada por Dryden Mitchell. As duas últimas são pedidos paraguaios da Jujuba e aparecem na trilha sonora do filme "Como se fosse a primeira vez", uma excelente dica pra curtir um reggaezinho com a namorada no escurinho do cinema.

Outra dica cinematográfica que tem uma trilha sonora recheada de reggae é "Um amor de tesouro", ainda em cartaz em alguns cinemas. O filme não é lá grande coisa, mas o clima caribenho e as músicas valem o ingresso.

Por último, chamo a atenção para o show dos Gladiators que ocorre dia 04/05 na Concha Acústica do TCA, em Salvador. Quem puder ir, vá! Pra ir tendo um gostinho, ouvimos "Dreadlock The Time is Now", na parceria Gladiators-Israel Vibrations.

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisamos ir para Morro de SP e ficar na Escorregue no Reggae para pegar novas dicas com o Rasta!
Desta vez sem chuva... e sem prova...