sexta-feira, 4 de abril de 2008

Primeiras sugestões



A seleção desta semana está cheia de sugestões. Do Rio de Janeiro, Marcelo Brasil pediu e vai ouvir Peter Tosh em "Legalize It" e "No Sympathy". De Buenos Aires, Ramiro enviou as músicas "Bastara" dos argentinos Los Cafres, "Long Time" de Dread Mar e a versão de "I'm Only Sleeping" gravada pelo Blues Motel para o tributo reggae argentino aos Beatles, o "Álbum Verde". De Asunción, a Juliana também sugeriu Los Cafres e, de Curitiba, o Leonardo pediu "Redemption Song", do Bob.

Fica aqui a excelente dica do Rami, vale mesmo a pena conferir o "Album Verde - Tributo Reggae a The Beatles". A homenagem é dos hermanos, muito bem representados por Satelite Kingston e pelo Dancing Mood que aparece na seleção da semana com "Skafrica", mas o álbum conta também com a participação da brasileira Planta e Raiz, da chilena Gondwana e da banda mais antiga do mundo, os extradordinários jamaicanos Skatalites. Lembrando que os Skatalites se apresentam agora dia 10/04 em Curitiba para o deleite de meus conterrâneos e meu total desespero.

Além das sugestões, a lista conta com algumas de minhas prediletas, com especial atenção para "Menino Dessa Nação" das lindas meninas curitibanas do Namastê.

Também chamam a atenção o reggae meio disco do Third World, "Reggae Ambassador", e o total disco, 70's, night fever... "Great Train Robbery" do Black Uhuru. Muito louca essa influência disco dos anos 70. Uma curiosidade é que no Carnaval do ano passado, o Black Uhuru estava aqui em Salvador, tocando com o Cidade Negra num trio elétrico e hospedados no mesmo hotel do Leo "Ziggy" Carneiro.

É isso ae! Adorei os comentários, sugestões e incentivos vindos de norte a sul do Brasil e da América Latina. Continuem escrevendo.
Abraços!

9 comentários:

Anônimo disse...

Oba oba oba!!!
Mais música, mais cultura e muito reggae, isso aí!
To gostando de ver e de ouvir :)
Adoro essa do Toots - Pressure Drop
Saudades Rafinha
Beijos

Anônimo disse...

Vou sugerir mais uma, aquela que toca no filme "50 first dates"... é uma versao muito linda - Somewhere over the rainbow - nao sei escrever o nome do artista hehe

Leonardo de Araújo disse...

Muito obrigado oh mestre Rafa,
Traga a luz reggaeística.
Boa a explicação tripla. Gostei da primeira, que liga o nome à cultura local rolando. Para mim, a mais natural explicação para o nome streggae.
Eu também ouvi Pressure Drop com muito prazer, ótima música para a segunda da seleção. Dá energia pra curtir o resto.

Boa sugestão, Ju. Já vai fazer a conexão com o hawai. O grande, literalmente, Israel Kamakawiwo'ole fez a conexão da música tradicional havaiana com o reggae. O ukelele cai bem, não é mesmo?

Abraços, Rafa
Com saudades e em "good vibrations" - enfim pintou a sugestão - o aguardamos em CWB.

Leonardo de Araújo disse...

Agora, ouvindo até o fim a seleção, pegaram uma música deliciosa dos beatles e fizeram uma versão muito boa. Gostei.
Já ía deixando passar o toque questionador:
No maior espírito de abalar as estruturas que o reggae sempre cultivou, Israel Kamakawiwo'ole era a favor da independência havaiana.
Igualdade.

Anônimo disse...

Cara, eu sugiro que você ponha aí aquele GONDWANA, que você começou a ouvir uma época e depois não parou mais .... até eu tinha uns mp3 deles, era bem bom!!!

Eu já mandei o recado abaixo em outro comentário, mas só pra reforçar ....



Realmente, Laércio, o casório do Carlão é dia 21/04.

Aliás, coloquei um convite do meu jantar de formatura na caixa de correio de vocês!
Queria entregar pessoalmente, mas não havia ninguém em casa no domingo a tarde, e segunda eu tive que viajar.
Por favor confirmem até o dia 12/04

Abraço!

Anônimo disse...

Laércio say...................... Léo, aproveitando o blog do reggaefa agradecemos o convite e já confirmamos nossa presença.
Laércio e Regina.

Anônimo disse...

Laércio disse...de novo:
Interessante também a versão ou a inspiração do Laurel Aitken, em "In these times" do clássico "Summertime" de George Gershwin parte da opera "Porgy and Bess".
Foi imortalizada na voz da fantástica Janis Joplin, veja no you tube:
http://www.youtube.com/watch?v=mzNEgcqWDG4

Leonardo de Araújo disse...

No maior clima de "Rádio Rafa", estou na lan conferindo o mercado e ouvindo STREGGAE!

José disse...

Grande Peidinho!!!
Só agora fui ver o blog. Muito show!
Ficam como sugestões algumas músicas que marcaram época pra mim, 3 originais, 2 covers de grandes artistas e 1 bairrismo leite-quente:

Cidade Negra - Ei, ei, estamos aí
Alpha Blondy - Brigadier Sabari
Specials - A message to you Rudy

Maxi Priest - Wild world (Cat Stevens)
Clash - Police and thieves (Jr. Murvin)

Boi Mamão - Bola 8 (melhor ska nacional!!!)